top of page
Search

QUAL SERÁ O FUTURO DO MIRANTE DE SANTANA?

A 790 metros acima do nível do mar, localizado na Praça Vaz Guaçu, no Jardim São Paulo, Zona Norte na cidade, está o Mirante de Santana, a principal estação meteorológica da cidade, o INMET.


O prédio foi inaugurado em 1929 e começou a medir dados meteorológicos: como quantidade de chuva, qualidade do ar, radiação, pressão atmosférica e velocidade do vento, desde 1949. A partir dos dados coletados, um boletim sobre o clima é emitido três vezes ao dia ( às 9h, às 15h e às 21h)


Dessa praça, é possível ver uma parte do bairro de Santana e o centro da cidade. No Réveillon, é possível acompanhar os fogos da Avenida Paulista.


Ao redor do Mirante, a Praça Vaz Guaçu é uma boa área de lazer que reúne visitantes e moradores do entorno, aos finais de semana, para contemplar o pôr do sol. É o que afirma o engenheiro de dados, Felipe Dantas:


“Venho bastante aqui no mirante. Acho uma praça bastante interessante. Tenho praticado esportes, como o slackline, que é bastante legal. Aqui junta bastante galera: a gente faz fogueira e também fizemos um projeto de limpeza na praça. Os próprios moradores ajudam a mantê-la limpa”. De final de semana, junta bastante famílias, com cachorros, com violão e reúne um pessoal para fazer esporte. Essa praça é muito importante para mim. A única coisa que falta é banheiro. É um ponto x que muitas vezes, o pessoal faz na rua e os moradores não gostam muito. Mas, quem faz isso, incentivamos a limpar”.


No entanto, essa vista pode estar ameaçada. Uma construtora pretende levantar um prédio de 23 andares a quase 200 metros do Instituto, o que poderia bloquear a medição de raios solares e correntes de vento, além de intensificar o calor.


Moradores do entorno e a Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo , reuniram mais de 1500 assinaturas contrárias à obra e também enviaram uma solicitação ao CONPRESP, um pedido de tombamento, devido a sua importância histórica e científica do local.


Em Setembro de 2021, o pedido foi protocolado e desde setembro, o futuro tombamento está em análise.


Felipe também não concorda com a construção do prédio:


“Particularmente, os moradores e grande parte das pessoas estão tentando fazer com esse projeto não seja concluído, por que não só esconderia a visão de todo mundo, como vai atrapalhar a visão que o Mirante tem para captar a temperatura. Na minha opinião, esse prédio não deve ser levantado”

Débora Xavier, de 41 anos, moradora do entorno e que frequenta a praça regularmente, também não concorda com o levantamento do prédio:


“Em relação ao prédio, vai atrapalhar a medição de uma cidade inteira e é uma coisa, com todo o histórico, inclusive isso acontece há anos aqui. Eu acho que deveriam pensar mais na comunidade em si, no bem que se traz para toda a cidade. Sem contar que atrapalha a vista daqui, que é muito bonita”


Entramos em contato com a Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e não obtivemos resposta.

Em nota, o CONPRESP informou que o pedido de tombamento ainda está em análise desde setembro de 2021, sem previsão de conclusão.


O Mirante está localizado na Rua Condessa Siciliano, na Praça Vaz Guaçu, Estação Jardim São Paulo do metrô

O local é gratuito e está aberto 24 horas.

As visitas dentro do Instituto são restritas apenas para os profissionais e estudantes da área. Para visitas pré agendadas, entre no site: www.inmet.gov.br


Reportagem: Caroline Rossetto

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo


Comments


bottom of page